Qual a melhor hora para se praticar desporto?

Uma dúvida comum a muitos de nós, é saber qual a melhor altura do dia para realizarmos os nossos treinos ou praticar desporto e exercício físico.

De manhã, à tarde ou à noite?
Grande parte de nós questiona-se, em qual é a melhor altura do dia, para se praticar desporto ou treinar. É certo, que este factor varia de pessoa para pessoa e depende em grande parte dos nossos hábitos, costumes e disponibilidade. 

No entanto existe um 
grande factor que influencia esta questão. É o ritmo ou ciclo circadiano que é regulado pela rotação da Terra a cada 24 horas e no qual assenta o ciclo biológico da maioria dos seres vivos, que é influenciado essencialmente pela variação da luz, temperatura, ventos, marés, noite e dia. É este ritmo circadiano, que regula os ritmos psicológicos e materiais do nosso corpo e influência entre outros, o sono, a digestão, a temperatura do organismo, a pressão arterial, os níveis hormonais, a frequência cardíaca e a capacidade de contracção dos músculos.

Desta forma são muitos os que defendem que o melhor momento para a prática do desporto é a partir do meio da tarde (16 / 17 horas), onde a força e resistência são maiores, reduzindo o risco de lesões e onde a pressão arterial é menor, diminuindo o risco de acidentes cardiovasculares.

Caso o objectivo seja perder peso, a altura mais favorável do dia, será logo pela manhã cedo. Dado que aqui, começamos logo a queimar calorias desde o início. Contudo não deve exceder os 45 minutos de exercício e nunca deve ir em jejum.

Algumas pessoas que praticam desporto mais intenso ao final do dia, por vezes têm dificuldades em adormecer. Se for o seu caso, deve evitar realizar os seus treinos demasiado tarde, para que não altere a curva de temperatura corporal.

Para consegui encontrar a hora mais favorável para a prática de treinos e exercício físico,
tenha todos os pontos acima em conta e sobretudo dê atenção ao seu corpo, para que possa encontrar o melhor período e ritmo adequado a si.