Os Alongamentos Musculares e a sua Importância

Os alongamentos, são exercícios essenciais para o aquecimento, relaxamento dos músculos e prevenção de lesões. São essenciais para o bom funcionamento do corpo e proporcionam-nos uma maior elasticidade e agilidade. Quanto mais alongado o músculo, maior será o movimento da articulação e também maior será a flexibilidade. 

Os exercícios de alongamento devem ser realizados de preferência após um bom aquecimento, como por exemplo uma corrida leve, pois a temperatura muscular geral ou específica afeta a flexibilidade. Depois do exercício físico, também devem ser realizados uma série de alongamentos, pois estes ajudam a descansar e relaxar os músculos, tirando assim um melhor proveito do treino ou exercício. Por norma, devem ser realizados até se sentir uma tensão no músculo. Após sentir esta tensão deve-se suster a posição durante alguns segundos.

Os alongamentos estão directamente associados à prática do exercício físico, no entanto também podem ser realizados em qualquer momento e sem a prática obrigatória de qualquer desporto, visto que são benéficos em diversas matérias. Por exemplo, logo pela manhã quando nos levantamos da cama e espreguiçamos, já estamos a alongar e a ajudar a preparar o corpo para o dia que se segue.

Alguns benefícios dos alongamentos:
  • relaxam o corpo e mente
  • corrigem a postura
  • reduzem o risco de lesões
  • ajudam na respiração
  • contribuem para uma boa circulação sanguínea
  • aumentam a agilidade, elasticidade e flexibilidade em toda a faixa etária
Os alongamentos devem ser efectuados todos os dias, independentemente da prática ou não de desporto físico. Devem ser realizados com algum cuidado e atenção, para que sejam apenas benéficos e nunca prejudiquem o bom funcionamento do corpo ou originem lesões ou mazelas.